segunda-feira, 5 de maio de 2008

Professora de crianças, recreadora, babá, voluntária, o que sou ????

Neste início de século, nos deparamos com um dilema bem antigo e ao mesmo tempo tão atual. Ministério com crianças na igreja. O professor da escola Bíblica Dominical ou a tia do cultinho, ou a mãe que ajuda a cuidar das crianças durante o culto, o voluntário, "alguém" para "cuidar" das "crianças". Quantos professores e em tantas igrejas, não sabem ao certo o que são, porque estão exercendo tal função, ou quem me chamou para estar ali?

A alta rotatividade de professores nas extensas escalas semanais, a desistência inesperada de muitos professores, o abandono da classe de repente, o desânimo constante, a auto valorização deteriorada, o desespero da liderança infantil, nos indica que algo não vai muito bem.
Porque a grande maioria dos cristãos e muitos líderes das igrejas evangélicas não acreditam que para o trabalho com crianças é necessário ser chamado, capacitado e ungido por Deus para esta obra?

Não ouvimos abertamente, mas as ações nos revelam tal descaso com a vida dos pequeninos em nossas igrejas atualmente, não há preparo dos professores, não há investimento na liderança e professores do ministério infantil, ou seja, o evangelismo, o ensino e discipulado com crianças atualmente não é levado a sério, não anda em sintonia com a vontade e o coração do Pai.

Quem trabalha com crianças na igreja ou em qualquer outro lugar, primeiramente necessita de um queimar no seu coração pois é chamado por Cristo para este ministério. Não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso com vidas infantis, um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração. Tenho presenciado o descaso com este ministério nestes dias, o coração de Deus está dolorido de ver tantas crianças sofrendo , famintas dentro e fora de muitas igrejas, não estão nas mãos de servos compromissados, preparados e chamados por Deus para este ministério.

É preciso urgentemente resgatar o chamado para esta obra, creio que você já ouviu algumas destas frases:"Estamos precisando de irmãos para ajudar com as crianças"."Alguém pode ajudar pelo menos uma vez no mês, com as crianças"? "Eu ainda não sei qual o meu chamado, por enquanto sou professora de crianças"."Só entro na escala mensal, não posso "perder" o culto!"Somos poucos ninguém quer "ficar com as crianças"."Se você não tem nada para fazer na igreja, venha ajudar a "cuidar" das crianças".

Abramos o nosso coração para receber de Deus o verdadeiro chamado ministerial com crianças, Deus está a procura de servos e servas dispostos a cumprir com amor e seriedade este chamado, que para Deus, não é inferior a qualquer outro ministério, pelo contrário, quem não se tornar como um destes pequeninos , não entrará no Reino dos céus, eis a nossa referência, as crianças são preciosas para Deus, não serve qualquer um para ser ministro na vida dos seus pequeninos, tem que ser um ungido do Senhor.

Deus diz em sua palavra o que você é na obra com vida de crianças: " você é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz. I Pedro 2:9 (Leia e medite neste versículo)

Deus te abençoe, servo(a) fiel, para esta obra tão especial na vida de crianças. No amor de Jesus. Claudia Guimarães

5 comentários:

  1. Deus te abençoe também,serva boa e fiel,nesta obra tão importante que você realiza na vida das crianças e na vida dos ministros de crianças.
    Bjs
    Andrea

    ResponderExcluir
  2. QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SUA VIDA NESSE MINISTÉRIO TÃO MARAVILHOSO QUE É CUIDAR DOS NOSSOS PEQUENINOS, PORQUE ESSE MINISTÉRIO É MUITO GRATIFICANTE, POIS SÓ QUEM LIDA COM ELAS É Q SABE O AMOR QUE ELAS NOS TEM.SOU PROFESSORA DA ESCOLA BIBLICA DOMINICAL, E CADA DIA DEUS TEM REVELADO ESSE MINISTÉRIO EM MINHA VIDA, CADA DIA MAIS ME APAIXONO PELA CRIANÇAS E POR FAZER O MELHOR PARA DEUS, POIS PRECISAMOS AMA-LÁS, RESPEITA-LÁS E GUIA-LÁS PELOS CAMINHOS DO SENHOR, POIS DIZ A PALAVRA QUE SE NÃO FORMOS COMO OS PEQUENINOS, NÃO ENTRAREMOS NO REINO DOS CÉUS, AMO O Q FAÇO, E QUERO CADA DIA MAIS ME APERFEIÇOAR, APRENDER MUITO MAIS.
    E MAIS E MAIS ENGRANDECER O NOME DE JESUS CRISTO SENHOR E SALVADOR DE NOSSAS VIDAS!
    QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJA SEMPRE EM SEU CORAÇÃO, Q ELE POSSA LHE RECOMPENSAR CADA DIA MAIS PELO O Q VC FAZ PELAS CRIANÇAS DESSA NAÇÃO, E Q NÓS TB POSSAMOS APRENDER UM POUCO MAIS COM A SUA EXPERIÊNCIA DE VIDA E MINISTÉRIO!
    DEUS ABENÇÕE!
    BJUS
    CLAUDIANA

    ResponderExcluir
  3. QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SUA VIDA NESSE MINISTÉRIO TÃO MARAVILHOSO QUE É CUIDAR DOS NOSSOS PEQUENINOS, PORQUE ESSE MINISTÉRIO É MUITO GRATIFICANTE, POIS SÓ QUEM LIDA COM ELAS É Q SABE O AMOR QUE ELAS NOS TEM.SOU PROFESSORA DA ESCOLA BIBLICA DOMINICAL, E CADA DIA DEUS TEM REVELADO ESSE MINISTÉRIO EM MINHA VIDA, CADA DIA MAIS ME APAIXONO PELA CRIANÇAS E POR FAZER O MELHOR PARA DEUS, POIS PRECISAMOS AMA-LÁS, RESPEITA-LÁS E GUIA-LÁS PELOS CAMINHOS DO SENHOR, POIS DIZ A PALAVRA QUE SE NÃO FORMOS COMO OS PEQUENINOS, NÃO ENTRAREMOS NO REINO DOS CÉUS, AMO O Q FAÇO, E QUERO CADA DIA MAIS ME APERFEIÇOAR, APRENDER MUITO MAIS.
    E MAIS E MAIS ENGRANDECER O NOME DE JESUS CRISTO SENHOR E SALVADOR DE NOSSAS VIDAS!
    QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJA SEMPRE EM SEU CORAÇÃO, Q ELE POSSA LHE RECOMPENSAR CADA DIA MAIS PELO O Q VC FAZ PELAS CRIANÇAS DESSA NAÇÃO, E Q NÓS TB POSSAMOS APRENDER UM POUCO MAIS COM A SUA EXPERIÊNCIA DE VIDA E MINISTÉRIO!
    DEUS ABENÇÕE!
    BJUS
    CLAUDIANA

    ResponderExcluir
  4. BONEKIDS
    Um jeito divertido de aprender
    Amados irmãos...
    Venho por meio deste meio (e-mail), apresentar-lhes minha mais recente criação “Os Bonekids”, trata-se de um projeto envolvendo fantoches (estilo Muppets / Vila Sésamo) que cativa a atenção de adultos e crianças. Ofereço, às igrejas, meus dons e talentos para o ministério infantil, isso acontecerá mediante o agendamento de uma apresentação, que é super dinâmica, envolvendo adultos e crianças. Tenho experiência com o público infantil, pois, já desenvolvi trabalhos durante vários anos para o gibi do Smilinguido (como roteirista) e também escrevo para a revista O Evangelista de Crianças (APEC), além dos trabalhos de manipulação de fantoches e como contador de histórias bíblicas na linguagem das crianças.
    Lancei meu primeiro Cd cujo tema é “DEUS CRIOU...” que enfatiza Deus como criador de todas as coisas e o cuidado que devemos ter com tudo aquilo que Ele criou (questão ambiental).
    Caso haja interesse que seja feita uma apresentação em sua igreja, costumo agendar minhas apresentações aos sábados (tarde e noite) e aos domingos (horário da EBD). Ofereço também curso de manipulação de bonecos e contação de histórias (novas técnicas) para um grupo mínimo de 10 pessoas.
    Coloco-me a disposição para maiores esclarecimentos.
    No amor do Mestre.
    Pr. Cláudio
    Fones: (11) 2273.2563 / 8892.4938
    Visite meu blog (em desenvolvimento) e tenha idéia do tipo de trabalho que ofereço.
    WWW.bonekids1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Estou muito feliz por saber que ainda existe mulheres comprometidas com a obra de Deus, em especial o ministério com as crianças, pois elas são o futura da igreja,sou grata a Deus pela tua vida Claudia, pois através de seus artigos vem abençoar outras vidas também,assim como a minha. Trabalho com crianças na igreja e no meu serviço secular, e sei bem como é dificil ter pessoas realmente comprometidas com o publico infantil, mas Deus faz a chamada e capacita os escolhidos,basta querer, crer e fazer, o resto é com ele. Que ele possa te abençoar mais e mais.

    ResponderExcluir

Este espaço também é seu,comente,pergunte, desabafe, vamos trocar idéias...