quinta-feira, 17 de julho de 2008

Nunca Lestes?

Nunca Lestes ?
Como ministra de Deus na obra infantil, fiquei a meditar sobre o louvor em nossos dias, especialmente com as crianças. Pesquisando na internet, sites sobre louvor e adoração (a quantidade deles é incontável) pude observar quão direcionado é o louvor para a igreja adulta, é impressionante a exclusividade dos adultos no que se refere a adoração e o louvor a Deus

Pude ler em 99% dos sites que visitei, de variadas denominações o seguinte enunciado: “nossas crianças fazem lindas apresentações no dia dos Pais, Mães, Natal, Pastor, “ etc.), oferecendo a elas uma “participação especial” algumas vezes por ano. É muito triste ver a igreja avançar tanto no que diz respeito ao louvor em nossos dias e ser tão retrógrada, sem visão, a respeito do louvor e adoração com os pequeninos.
No templo, Jesus disse aos principais sacerdotes e escribas: ...Nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor? (Mateus 21:14-16). Os ministros de louvor em nosso país tem se esquecido das crianças, elas fazem parte da igreja de Cristo, não feita por mãos humanas, mas da igreja invisível, do corpo de Cristo no qual as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Claro que houve avanços na área infantil, hoje há vários cds de louvor para crianças, mas gravar cds infantil ainda é muito pouco, é superficial, quantos seminários, congressos, conferências sobre louvore adoração temos nacional e internacionalmente, já vi sim, ensinando aos professores cânticos, letras, gestos, mas nada mais que isso, já viu ou ouviu alguém que canta ou toca com as crianças ser chamado de "levita" de "ministro de louvor"??? Eu ainda não, este títulos são somente para quem ministra para igreja adulta.
Milhares de palestras, oficinas para músicos, levitas, líderes de louvor, e por aí vai acontece em todo o mundo... Mas você ja viu um desses focados na criança?? Já participou em um desses "tremendos" congressos de louvor e adoração, focando o louvor e adoração para o ministério infantil?? Eu ainda não queridos, não nesse patamar... e na grande maioria nem sequer temos um violão ou um teclado para acompanhar as crianças na igreja, nem mesmo um “levita”, ou “ministro de louvor”, gostaria de fazer uma escala no ministério infantil, para acompanhar o perfeito louvor que chega como aroma suave ao trono de Deus.

Instrumentos então, nem se fala, o máximo que um professor consegue angariar na igreja é uma pequena verba para comprar uns visuais de corinhos para cantar com as crianças e olhe lá, violão, teclado, guitarra retroprojetor, transparências, data show...é o sonho de muitos obreiros infantis. Claro que em várias igrejas as crianças usufruem de tudo o que já citei até aqui, várias desta igrejas eu já preguei, já ministrei, mas infelizmente elas ainda fazem parte dos 10%, pois 90% do ministérios com crianças ainda tem muita carência, que começa nos ministros até chegar nos instrumentos.
Conheço igrejas em que o pastor não permite que as crianças fiquem no templo, devem se dirigir imediatamente ao espaço reservado a elas, nem ao mesmo as migalhas do louvor com os adultos elas podem usufruir, acompanhamento com instrumentos só quando elas forem “apresentar um número em datas especiais. Pode parecer duro ler estas linhas, mas é a mais dura realidade que temos vivido, pergunte para meia dúzia de professores de crianças de sua igreja e constate estes dados.
Tenho 3 filhos que adoram música e louvam a Deus com muita alegria, meu Matheus de 12 anos é fascinado por bateria desde bebê, sempre que acaba o culto ele corre para a frente da igreja e senta na bateria, hoje ele já toca em casa na célula e na igreja nos cultos, mas eu sempre dei oportunidade do meu filho ter acesso ao instrumento e ao louvor, mas quantas crianças ainda não tem acesso??? eu concordo que as crianças não podem ficar mexendo nos instrumentos, para não desafiná-los ou danificá-los, mas elas ficam com um desejo contido, pois tudo aquilo que elas observam ao longe, não pertence a elas, quando e onde elas terão acesso? Tenho certeza de que tem alguém a espreita oferecendo um mundo de oportunidades instrumentais e musicais a elas com muita facilidade, caminhos que sabemos muito bem onde acabarão, será que a igreja continuará a negar-lhe este acesso na casa de seu próprio Pai do céu.
Meu filho de 8 anos, o Pedro Paulo ama guitarra e violão, está também estudando, mas já dá os seus primeiros acordes no violão, também na célula das crianças e na igreja. Meu caçula João Marcos de 6 anos, ainda não escolheu um instrumento, mas quer de presente um microfone, ele quer cantar pra Jesus... Precisamos incentivar e criar os espaços para que as crianças desenvolvam seus dons e ministérios.
Os músicos, cantores, missionários, pastores, evangelistas, profetas, os mestres de amanhã, são as crianças de hoje, agora. Este é o tempo de semeadura. O que a sua igreja tem semeado na terra fértil, que é a vida dos pequeninos? Creio que isto nos será cobrado pelo mesmo Senhor que um dia se dirigiu aos principais sacerdotes e escribas, e ainda hoje continua perguntando através do Seu Espírito Santo as nossas lideranças, Nunca Lestes?

Claudia Guimarães (Ministra de louvor dos que adoram a Jesus com um louvor perfeito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço também é seu,comente,pergunte, desabafe, vamos trocar idéias...