segunda-feira, 28 de julho de 2008

Por onde anda a tal da CRIATIVIDADE?

 
A vida nunca mudou tanto como neste novo milênio, e no meio de tudo isso estão nossas crianças. Os avanços tecnológicos, tem sido um desafio para nós professores de crianças. Frente aos meios de comunicação de massa, com sofisticados recursos como o computador a internet e outros, nos encontramos muitas vezes em desvantagem. Sem contar com o tempo que a criança fica exposta ao bombardeio frenético de informações em frente a televisão, comparando com o tempo em que está na escola bíblica dominical ou em outra programação infantil da igreja, podemos concluir que há uma grande desvantagem. As crianças deste milênio não são as mesmas crianças do século passado, é preciso acompanhá-las.
O mundo faz de tudo para atrair e conquistar a atenção das crianças, até os buffets infantis, por dinheiro fazem de tudo para atrair as crianças, e nós? Que temos a melhor mensagem, a palavra de vida, o que temos feito para atrair as crianças para o reino de Deus?
Já ouvi muitas pessoas na igreja dizerem que a obra quem faz é o Espírito Santo, claro que sim! Mas não podemos esquecer jamais que as crianças também são corpo alma e espírito, vivendo neste mundo e não apenas almas ambulantes, elas precisam de estímulo, incentivo, encorajamento, precisam que se fale do evangelho na sua linguagem infantil, com tudo aquilo que faz parte do seu universo como criança. O Espírito Santo que faz a obra sim, mas Ele não quer que tratemos as crianças como adultos em miniatura e Jesus disse “Não quero que os tire do mundo, mas livrai-os do mal.
Diante de tal situação, como podemos desenvolver com as crianças, à partir do ensino bíblico, atividades que complementem e enriqueçam o seu aprendizado? Atividades manuais, artísticas que tenham um sentido, objetivo, e não pura e simplesmente seja um ato involuntário de pintar o desenho ou preencher as atividades da revistinha.
É triste observar nas classes infantis de muitas igrejas a limitação dos professores quanto a criatividade (existem outros fatores nesta questão como falta de tempo, preguiça, desinteresse, mas vou me limitar a criatividade). Há um mundo de opções de materiais a serem explorados e utilizados e uma infinidade de atividades para serem planejadas e propostas para as crianças, mas... não saímos da folhinha xerocada com o desenho do tema da lição bíblica.
Me perdoe a franqueza, mas além de serva de Deus, falo também como educadora que sou, isto é pura bitolação para as crianças, semcontar que elas não aguentam mais a mesma folhinha...Além da limitação por parte dos professores, a criança também sai muito prejudicada, pois ela não tem a oportunidade de criar, imaginar, desenvolver suas habilidade motora, de se expressar e muito mais.
O que acrescenta a criança pintar, todos os domingos a mesma folhinha com temas diferentes? E sempre o mesmo material lhe é oferecido, o lápis de cor ( muitos toquinhos) e, ou o giz de cera (geralmente todo quebrado). Um dos objetivos principais da atividade manual na igreja, é levar a criança a fixar o conteúdo bíblico aprendido, memorizar o que aprendeu de forma lúdica, prazerosa, e não para matar o resto de tempo que resta da aula.
Eu te pergunto, se você ouvisse a história bíblica de Josué e as muralhas de Jericó e em seguida fosse proposto a você e seus coleguinhas montar uma maquete da cidade com os muros destruídos, utilizando todo tipo de sucatas, tinta, colas coloridas... ou lhe entregassem uma “folhinha” com a cena da história para você pintar, qual atividade você escolheria????
Que os momentos que passamos com as crianças na escola bíblica dominical, em classe, sejam de alegria, crescimento, desenvolvimento, que tudo seja feito para a glória de Deus e benção na vida (global) da criança. “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens”. Lucas 2:52. Pare um pouco para pensar, amado professor, o que tem nos faltado? Criatividade, inspiração, habilidade, ensino? Seja o que for, a solução começa em nós mesmas com a DISPOSIÇÃO, e o mais Jesus fará. Temos a solução, ore e medite na palavra de Deus em Êxodo 31:1 a 6 e você encontrará a resposta.
“... Se podes! Tudo é possível ao que crê. ( Marcos 9:23)

4 comentários:

  1. Oi Pastora,

    Saudades em Cristo Jesus,
    Bom ler seus artigos abençoados e sentir que Deus a inspira e a encoraja sempre a dizer o que Ele Manda!

    Vamos orar mesmo e agir segundo a direção de Deus!

    Seja muito abençoada nos seminários divulgados!Deus seja contigo! Amém

    ResponderExcluir
  2. Roselene Gonçalves19 de maio de 2009 12:02

    oLá Claudia, sobre este assunto certa vez uma professora da EBI me relatou que não era criativa, e eu lhe disse que o nosso Deus é extremamente criativo, pois quem poderia criar sol, as estrela..... com tamanha bela e perfeição? Como somos a imagem e semelhança do Senhor, poderemos com Sua ajuda sermos criativo, para a honra e glória do Seu Santo Nome.

    ResponderExcluir
  3. claudia christina14 de junho de 2009 03:18

    ola claudia, Agradeco a Deus por voce estar a disposicao dEle para nos ajudar. Eu tenho lido todos os seus artigos e o meu amor por este ministerio tem se solidificado cada dia mais.tambem tenho orado para Deus me ensinar e me dar estrategias - criatividade. Obrigada por ser uma bencao em minha vida.Deus te abencoe mais.

    ResponderExcluir
  4. Olá Amada do Senhor!!!
    Me chamo Silvia.
    Graça e Paz do nosso Senhor Jesus Cristo.
    Gostaria de compartilhar com todos a alegria que estou sentindo por ser escolhida por Deus esta manhã como a mais nova Líder da Rede de Crianças de minha Igreja: batista Éden, de Belém do Pará! Me sinto honrada em poder dar mais de mim para a obra do senhor. Sei que será um trabalho áduo, porém, quando feito com amor e com a ajuda de muitos, venceremos qualquer batalha!!! Que Deus nos abençoe cada vez mais e que possamos estar prontos para a seara. Obrigada por suas preciosas dicas, comprarei os livros para aprender mais. beijos!!!!

    ResponderExcluir

Este espaço também é seu,comente,pergunte, desabafe, vamos trocar idéias...