quinta-feira, 1 de março de 2012

Desabafo de um avô...



Nesta manhã estava no horti fruti do meu bairro, e me sentei em uma mesinha para tomar um suco. Na mesinha ao lado, sentou um senhor, muito extrovertido, que cumprimentou a mim e a moça do caixa que estava bem a nossa frente.

Começou a puxar conversa e logo estávamos os 3 ali conversando e ouvindo este senhor que começou a falar sem parar, como num grande desabafo, para quem pudesse ouví-lo.

Ele dizia que estava muito cansado... que não tinha mais idade e saúde para um ritmo tão pesado de cuidar dos netos. Nos dizia que amava seus netos, mas que estava criando os pimpolhos, pois a mãe dos mesmos, saía de manhãzinha para trabalhar e voltava as 9 horas da noite.

Ele e sua esposa ( os avós maternos), são os que cuidam das crianças, levam e buscam da escola, da natação, do judô, etc... Alimentam, trocam, alimentam, amam, brincam e todos os mais verbos que você possa conjugar no presente.

E este avó estava ali desabafando com duas estranhas, tal o seu peso, sentia-se sobrecarregado, apesar do amor que tem pelos netinhos, ele enxergava que estava tudo errado, que aquilo não era o certo a se fazer.

Claro que nenhum avô ou avó vai negar de cuidar de seus netos que tanto ama, a pedido de seus filhos, o erro não é deles, e sim dos PAIS de seus netos, que tem delegado, passado adiante a sua missão delegada por Deus a terceiros...

Não pode criar filhos, não os tenha no momento, faça primeiro sua faculdade, sua carreira profissional, ministerial, seja lá o que for, que seja mais importante e crucial pra você, a ponto de não poder deixar em função de seus filhos!!!

Filho é para ser criado pelo seu pai e sua mãe, e não pelos avós, nem pela creche e nem pela babá.

As crianças desta gerção carregam rombos emocionais, pela ausência de seus pais, são criados pelo avós e este não é o plano de Deus.

A palavra de Deus diz em I Coríntios que o amor tudo sofre, tudo espera, tudo suporta... e por aí vai, que amor é esse que os pais estão tendo por seus filhos hoje??? Um amor que não passa nem na sombra do amor de Jesus por nós, e o mesmo amor que ELE quer que tenhamos pelo nosso próximo, principalmente por nossos filhos.

Um amor que se dá, que tranca uma faculdade, para criar seu filho, pelo menos nos primeiros 8 anos de sua vida, ( na 1a e 2a infância). Um amor que suspende a carreira profissional durante estes anos de desenvolvimento do filho.

Um amor que sabe valorizar o que Deus prioriza e não o mundo, de que é melhor comer arroz e feijão com ovos e criar o próprio filho, do que comer carne todo dia, e cobrir o filho de brinquedos, e ele ser assistido por sua mãe física, emocional e espiritualmente, na fase fundamental de sua existencia, a infãncia.

Fase que não volta nunca mais, e que é estrutura para o resto da sua existência nesta terra, IMPOSSÌVEL???? Não é mesmo!!!
É questão de ESCOLHAS, de PRIORIDADE, eu abri mão de trabalhar no que sempre amei, educação, ensino, para criar meus 3 filhos, pedi tanto para Deus, não engravidava, e quando Deus me presenteia, eu vou passar o presente pra frente?? Pra outros educarem? criarem? moldarem?? De maneira nenhuma.

Deus honrou a minha escolha, nada me faltou nestes anos criando meus filhos, nada mesmo!!! Deus é fiel!!! E hoje olho para os meus meninos, respiro aliviada em ter tomado a decisão certa, aquilo que agrada a Deus, em sintonia com o seu coração do PAI.

Um das desculpas mais usadas ( furada é claro! como todas as outras...), é, não temos condições, tenho que trabalhar para ajudar o meu esposo... Grande engano! Você esposa e mãe , ajudará muito mais em casa criando e amando seus filhos, até que eles possam estar formados e vc possa voltar integralmente as suas atividades, seja ela qual for.

O assunto é extenso!!! o que sei é que sou guiada pela palavra de Deus e pelo Espírito Santo, que me mostra a importancia da paternidade neste final dos tempos como nunca na história.

Basta olhar para a sociedade, familias estraçalhadas, filhos matando pais (crentes), matando idosos, queimando mendigos pelas ruas, desamos e ódio pra todo lado!!!

E a familia?? onde está a famila?? Onde estão as mães???? Muito ocupadas?? O mundo muda, a sociedade muda ( pra pior...), Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre, eu não quero ser mulher moderna, quero ser mulher de Deus!!!!

Deus abençoe a todos os avós cansados e sobrecarregados, e abra os olhos de papais e mamães deste tempo, enquanto é tempo!!!

Claudia Guimarães,
mãe de 3 filhos
futura avó que não vai criar seus netos

7 comentários:

  1. Paz Claudia, tudo bem, estou por aqui em seu blog lendo seus posts, muito bons por sinal!
    Quero comentar esse em especial, e perguntar a você como mulher de Deus, você acredita que Deus trabalha para todos da mesma forma?
    Estou perguntando por que não creio que uma mãe saia pra trabalhar quando seu marido tem uma renda de R$ 600,00 porque ela quer priorizar sua carreira, com uma renda desse tipo nem ovo você come se tiver de pagar aluguel. Qual é sua visão sobre isso?

    Grande bjo Deus abençoe,

    ResponderExcluir
  2. Olá querida Emi

    Pena vc não ter deixado o seu email para eu responder a sua pergunta, mas deixo aqui mesmo no post ok!

    Neste texto me refiro as mães que podem ficar em casa sim, e priorizam estar fora por vários motivos. E digo que não são poucas não, muitas mulheres que tem um lar estável,o sustento do esposo, mesmo dando para o essencial, optam trabalhar.

    Claro que por necessidade, mulheres que ate mesmo não tem a presença de seus maridos para o sustento e necessitam trabalhar, é outra conversa e não é a elas que me refito neste texto. Mas mesmo assim, estas mulheres, estas mães, vão precisar se desdobrar para priorizar a educação, o sustento espiritual e emocional de seus filhos.

    Minha tristeza, repito!!! É ver muitas mães, que poderiam escolher a melhor parte, e preferem outras prioridades, pois este século tem incutido na mente das mulheres que o seu valor está nas conquistas, nas suas realizações, na sua formação e em contrapartida ficar em casa criando os filhos ficou taxado com algo inútil e desvalorizado na sociedade moderna, ser "dona de casa" é uma vergonha.

    Mas como mulher cristã, conhecendo a vontade do meu Mestre, o que Ele diz na sua palavra, sei que andaremos nesta contramão, e muitas vezes seremos chamadas de limitadas, ignorantes, e etc... Por não se conformar com este século, mas experimentando a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para nossa vida em familia.

    Infelizmente amada, muitas mulheres, mães, tem trocado as prioridades, mesmo o marido tendo uma renda de seis mil, ao invés de 600,00. Deus tenha misericordia desta geração. abraços

    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Querida Claudia, não deixei meu e-mail por esquecimento, mas aqui esta ele: emilybs@gmail.com ...De qualquer forma vim aqui saber se vc tinha respondido porque refleti muito sobre ele, porque fui sincera e honesta em meu questionamento e sinto-me feliz e em paz ao ler sua resposta porque me sinto esclarecida sobre o que vc escreveu e também compartilho da sua visão! Poder acompanhar o crescimento dos filhos é um presente de Deus e lamento que todas as mulheres que realmente querem estar com seus filhos não tenham essa oportunidade enquanto outras simplesmente desperdiçam.

    Bjs -

    ResponderExcluir
  4. CLAUDINHA CONCORDO COM VOCÊ, AS VEZES AS PESSOAS FALAM QUE PRECISAM TRABALHAR MAIS AS VEZES É SÓ UMA TROCA DE DINHEIRO E UMA PERDA DE SENTIMENTOS E VALORES. POIS ACABAM PAGANDO CRECHES, ESCOLA INTEGRAL , BABÁS E APROVEITAM PARA ENCHER SEUS FILHOS DE PRESENTE PARA SUPRIR A FALTA QUE UMA MÃE FAZ EM SEU LAR.NO FINAL QUEM FICA NA DESVANTAGEM É A CRIANÇA QUE NÃO ESTÁ TENDO OPORTUNIDADE DE ACORDAR POR SUA MÃE, DORMIR COM SUA MÃE, COMER A COMIDINHA QUE SÓ A MAMÃE SABE FAZER E BRINCAR .PRECISAMOS TER CORAGEM DE ABRIR MÃO SIM!! É MELHOR TER UM FILHO SAUDÁVEL ESPIRITUALMENTE E SENTIMENTALMENTE DO QUE TER UM FILHOS CHEIOS DE ROUPAS E ELETRÔNICOS QUE NUNCA VÃO SUPRIR A NECESSIDADE DO AMOR E A COMPANHIA DE SUA MÃE.VALE A PENA TODO ESFORÇO, CANSAÇO ...EU TENHO ISSO COMO EXPERIÊNCIA NA MINHA VIDA..POIS TENHO VISTO OS FRUTOS DENTRO DO MEU LAR EU TIVE ESSA CORAGEM E NÃO ME ARREPENDO BJKS A TODOS

    ResponderExcluir
  5. Claudia, terminei minha faculdade no início deste ano e eu e meu marido decidimos que eu faria no horário em q meus filhos estivessem estudando e agora quando terminei, passei em um concurso e tive que tomar a decisão entre trabalhar e perder meus filhos, pois o horário seria enviável, ou continuar em casa e ganhá-los para Cristo, defino essa decisão assim exatamente pelo q vc citou sobre a responsabilidade de criarmos e educarmos nossos filhos e deixarmos nossos pais (os avós) desfrutarem da alegria de serem simplesmente avós. Como sempre diz minha mãe "Quero ser avó e vcs educam!

    ResponderExcluir
  6. Claudia, concordo com o seu discernimento acerca do assunto. Precisamos nos voltar mais para a Palavra de Deus e aprender que seguindo seus ensinamentos seremos mais felizes. Um grande abraço, graça e paz!

    ResponderExcluir
  7. Claúdia, gostei muito e me identifiquei com este seu artigo. Pois, aqui em casa só o meu esposo trabalha, temos 2 filhos e a minha mãe mora conosco.Meu esposo tem falado bastante p/ que eu venha arrumar um emprego p/ lhe ajudar nas despesas de casa,nesse caso eu teria que deixar os meus filhos com a minha mãe.Mas, eu não concordo em ir trabalhar e ter que deixar meus filhos com minha mãe, e ainda são pequenos a menina tem 5 anos e o menino 3 anos. Nesse mundo de valores invertidos, é dever dos pais ensinarem os bons valores da vida, amor, educação,respeito,honestidade e etc...Não estou dizendo que os avós também não possam ensinar,mas, os avós já criaram os filhos. Nossos filhos precisam de quantidade de tempo e qualidade de tempo, os pais precisam voltar a serem pais. Participando da vida do filho e incentivar a ele a conhecer mais a Deus e o caminho da Salvação, pois, só assim, você terá a certeza de que: ainda quando estiver velho, não se desviará dele. Graça e paz!

    ResponderExcluir

Este espaço também é seu,comente,pergunte, desabafe, vamos trocar idéias...